terça-feira, março 17, 2015

/
/

Como profissionalizar as fotos do seu blog com actions (Guia completo)


Olá gente! Tudo bem com vocês?
Eu tive que ficar um tempo fora do blog por excesso de trabalho. E nesse tempo aproveitei para pensar em novos conteúdos para o blog. Para quem não sabe, eu sou web designer, web master e designer gráfica. Resolvi criar posts com dicas de como usar Photoshop e outros programas que podem ajudar a melhorar as fotos e conteúdo dos seus posts, e tornar assim, o seu blog ainda mais profissional. Legal né? Se gostarem, me avisem que eu publico mais posts sobre o assunto.

♥ O que são Actions? ♥
O tema de hoje é sobre Actions do Photoshop. Mas Dani, o que são actions? Assim como o nome já diz, actions são ações. Para que você dê um estilo a uma foto, provavelmente você precisará usar um filtro, uma textura, alterar os níveis de cor... Entre outras ações para que o resultado final seja satisfatório. Uma action é um conjunto dessas ações que permite que você crie um efeito super elaborado de forma prática. Em vez de fazer ação por ação, você aplica uma action e todo aquele efeito que você deseja será aplicado à sua foto!

Para usar actions é super fácil. Você pode criar a sua action e deixá-la salva no Photoshop para usar o mesmo efeito quando quiser (mas isso deixa para outro post), ou você pode baixar a sua action e tê-la salva, o que também é bem prático. Para ficar mais claro sobre o que é uma Action, separei uma foto e apliquei diferentes Actions que eu tenho instaladas no meu computador. Nem todas eu uso, mas gosto de tê-las armazenadas no meu Photoshop para, caso algum dia, eu precise.


♥ Exemplos de Actions ♥

Efeitos bem legais, né? Existe uma infinidade de actions disponíveis para que você possa baixar. Acho muito mais interessante que você crie a sua própria action, considerando a baixa probabilidade de outra pessoa ter o mesmo efeito que você, e também que você pode criar a action de acordo com as suas necessidades e o seu estilo. Não é uma tarefa tão simples assim, mas para quem não é um profissional da área, não entende muito, ou simplesmente tem preguiça, usar actions prontas é uma boa opção. 

♥ Onde baixar Actions grátis? ♥
Todas as actions acima eu baixei no site Deviant Art. Lá vocês encontrarão uma imensidão de actions gratuitas para baixar, instalar e usar. Você só precisa escolher a action que você deseja, eles mostram os efeitos das actions na foto principal de cada action. Daí é só clicar em Download e ser feliz. Nem todas as actions desse site são gratuitas, mas quando não for vai ter um aviso informando que você pode comprar. Mas a grande maioria é free!!

♥ Como instalar Actions baixadas? ♥
Ok! Entrei no site, escolhi a minha action e baixei! E agora?  
Agora é bem simples. Eu uso a versão CS6 do Photoshop, mas creio que para as outras versões do Photoshop seja do mesmo jeito. 

  • Depois de baixar a sua Action, descompacte o arquivo;
  • Copie a Action descompactada e cole na pasta Actions que, provavelmente, se encontra no endereço C://Program Files/Adobe/Adobe Photoshop/Present/Actions
  • E pronto! A sua Action está instalada!!

♥ Como usar Actions? ♥
  • Aperte o atalho Alt + F9 do seu teclado, ou Window, Actions (Janela, Ações);
  • Abrirá uma janela com todas as actions instaladas no seu Photoshop;
  • Selecione a Action desejada;
  • Aperte o botãozinho "Play";
  • PRONTO!!!

Por isso eu sou apaixonada pelo Photoshop!! hehe



Bom gente. Espero que esse post tenha ajudado vocês. Espero que vocês possam usar e abusar de Actions, deixando os posts ainda mais personalizados e profissionais com essa forma de trabalho.

25 comentários:

  1. Que legal, eu não sabia que o nome era esse,
    ótima explicação.
    Bjinhos!!!
    Blog Delírios da Dayse

    Fan Page

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica, Dani! Super beijo
    www.blogbelasim.blogspot.com.br
    Duda

    ResponderExcluir
  3. Adoro essas coisinhas
    adorei o tutorial

    http://www.morenaemoderna.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, dá um efeito super legal nas fotos, vou baixar!!
    Beijoos

    Esmaltadas de Alice

    ResponderExcluir
  5. Aquele perfume é muito bom! E é super diferente. Estou adorando! ;)

    Nem sabia o que eram actions! hehehe! Bem interessante o passo a passo de onde baixar e usar os efeitos!

    Ótima terça, Daniele!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrsrs... É, nem todo mundo sabe o nome, mas são bem práticos! :)
      Beijinhoss!

      Excluir
  6. Ótimas dicas adorei!
    Ótima 4ª feira para vc!
    Obrigada pela visita
    Beijos Coloridos!!!♥♥♥

    ResponderExcluir
  7. Olá,Dani !
    Adoro aprender dicas para o blog.
    Convido vc para participar da nossa pesquisa de público no blog e ajudar melhorá-lo cada vez mais.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  8. Amoo actions! Tenho milhões hehe
    Bisous,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu sou super chata pra efeitos em fotos, normalmente dou uma saturada leve e só rs
    Gosto tanto das cores naturais dela hahaha
    Kisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, dependendo da foto também acho que naturais ficam mais bonitas. Também só mexo um pouco na saturação, na iluminação, e normalmente só. Mas às vezes gosto de variar um pouco! :)
      Beijinhos Gi!

      Excluir
  10. adoro mexer com fotos assim, achei mt legais essas dicas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Amei o tutorial, as fotos ficam mega diferentes né?!
    Beijão!
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas
    Bem explicado
    Beijos
    http://niviacoelhomakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir